quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Alister McGrath - Fé e Ciência

2 comentários:

  1. Olá Rev. Ageu

    Excelente video do Mcgrath. Gostei muito da idéia de termos uma sala de aula virtual onde podemos debater um pouco mais e colocar aqui nossos questionamentos para debate. Creio que será um espaço precioso para nossas discussões e desenvolvimento teológico. Bom, vamos ao video então.
    Como sempre McGrath expressa de maneira clara suas colocações sobre esta tensão entre fé e ciência. Neste video pude notar o processo que se seguiu quando o mesmo converte-se ao cristianismo e agora compreende a realidade que o cerca pela ótica cristã. Para mim o que mais me chamou atenção no video foi sua colocação que parece não ser tão enfatizada hoje em dia. A citação que ele faz de C.S. Lewis "I believe in Cristianity as the Son has risen not only because I see it, but because by it, I can see everything" demonstra que o cristianismo não é uma simples religião com seus adeptos e sim a forma correta de se ver a realidade, de se compreender aquilo que nos cerca. Compreender o cristianismo como uma cosmovisão e não como uma religião simplesmente é a resolução das tensões surgidas na modernidade. Eu espero que eu esteja errado, mas não é bem assim que os cristãos protestantes encaram as coisas. Creio que não exista tensão entre fé e ciência, como pelo video para Macgrath não exista, o que existe é uma demonstração daquilo que está cheio o coração dos cientistas sem Deus quando atacam ferozmente ou desdenham o cristianismo. Por isso, essa visão cristã das coisas criadas por Deus e não como simples produtos da evolução deve ser dissiminada em nossas igrejas. Mas a questão que sempre vem a tona, que método isso demandaria? que tipo de abordagem bíblica para se desenvolver tal coisa? Corrija-me se eu estiver errado, mas uma abordagem não sistemática da doutrina cristã pode viabilizar o desenvolvimento de uma cosmovisão cristã nas pessoas? Eu, particularmente, creio que uma compreensão sistemática da Bíblia fomente o desenvolvimento de uma cosmovisão cristã. Falando de maneira mais epistemológica compreender as Escrituras de modo sistemático e a partir daí desenvolver uma biocosmovisão seja o caminho. Não coloco aqui que devamos abrir o Berkhof e começar a lecioná-lo na EBD, todavia uma abordagem mais sistemática da Bíblia seja o primeiro passo para começarmos a levar as pessoas a refletir um pouco mais sobre a maneira como veem o mundo. Parece que foi isso que aconteceu com McGrath, pois ele disse que precisou analisar como a fé o levaria a ter uma visão mais comprometida com a ciência natural e como as ciências afetariam sua fé. Partindo daí, certamente, de uma maneira sistemática ele precisou compreender Deus, seus atributos, sua criação, sua providência e assim por diante até cuminar em sua cosmovisão cristã. Não estou colocando esta questão aqui por ser matéria da aula de Teologia Sistemática, todavia por crer que a abordagem sistemática bíblica é o método que fomenta o desenvolvimento de uma cosmovisão cristã.
    O que o senhor acha, Rev. Ageu? Deixo aqui para os nossos colegas também a questão para debatermos.

    Em Cristo,

    André Geske

    ResponderExcluir
  2. Caro Sem. André, não vejo as duas primeiras concepções como antagônicas. A fé cristã tem o aspecto de religião, no seu sentido mais estrito, o de religação, ou reconciliação, e, ao mesmo tempo, tem o aspecto de cosmovisão.

    Quanto à necessidade de sistematização para desenvolvimento de cosmovisão, não creio também que seja absolutamente necessário. Pense nos primeiros cristãos. Eles não tinham qualquer sistematização, mas, certamente, viam o mundo com lentes cristãs. Certo é que, com mais conhecimento bíblico, as lentes ficam mais limpas, todavia, não creio que a sistematização seja imprescindível. Forte abraço, Ageu

    ResponderExcluir